quarta-feira, 26 de maio de 2010

Sem paradinhas na Copa...


Em reunião com a IFAB (International Football Association Board, órgão responsável pelas regras do futebol) realizada em maio, a Fifa decidiu proibir da “paradinha”. Segundo a nova emenda, o jogador está autorizado a fazer uma pequena interrupção enquanto corre em direção à bola (conhecida como “finta”), mas não pode simular um chute depois de ter finalizado a corrida.

A paradinha é pouco utilizada ou proibida na maioria dos países (como no futebol europeu, por exemplo), mas se tornou comum nas cobranças de pênalti no gramado brasileiro.

De acordo com a nova regra, o jogador que recorrer à paradinha a partir do dia 11 de junho será punido.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Sobre o espírito esportivo...

Há muito tempo a expressão "espírito esportivo" deixou o mundinho do esporte e foi incorporada nas mais diversas esferas da sociedade. O curioso, no entanto, é que depois de ter se alastrado, essa ideia perdeu o significado em seu contexto de origem.

Os jogadores se irritam com a comemoração do gol do adversário, as torcidas invadem o campo pra cobrar melhores resultados do seu time, o treinador da equipe derrotada agride a equipe de jornalismo...


Cadê o espírito esportivo nos esportes?


Pode parecer óbvio (e eu parto do princípio de que o que é óbvio não precisa ser dito), mas se ainda falta bom senso para alguns, convém lembrar. Em uma pesquisa rápida no google encontrei resultados como "espírito esportivo é para os fracos". Como isso é possível? Se é evidente que jogos e campeonatos têm somente 1 vencedor, como um torcedor pode ter a convicção de que seu time tem a obrigação de ganhar? Como podem cobrar isso das equipes? Como os jogadores podem fazer promessas e dar garantias aos seus torcedores?

PS: dá-lhe espírito esportivo pra lidar com a convocação de amanhã...