sábado, 13 de fevereiro de 2010

A paradinha: malandragem ou técnica?

A polêmica já é antiga, mas ganhou fôlego novo quando Neymar, do Santos, usou a “paradinha” na partida contra o São Paulo.

O artifício é simples: o jogador responsável pela cobrança do pênalti simula um chute ao gol e interrompe o movimento, levando o goleiro a saltar prematuramente. Com o goleiro no chão, só um jogador muito pouco habilidoso pode conseguir a proeza de perder o gol.
É um movimento permitido no Brasil (ao contrário da Europa, por exemplo), mas que ainda divide opiniões.

Quem apóia a paradinha alega que a equipe que sofreu o pênalti deve ter seu prejuízo ressarcido. Ou seja: um jogador que estava prestes a marcar um gol e foi derrubado merece ter vantagem nessa segunda chance de encarar o goleiro adversário.

Há ainda quem ache que a paradinha é, assim como o drible, uma ação legítima, que faz parte do futebol e que pode, no fim das contas, contribuir para a evolução dos goleiros. Parece justo: o batedor está lá para fazer gol, o goleiro está lá para impedir e cabe a eles decidir os meios que vão utilizar.

Simples, certo?

Nem tanto. Porque, por outro lado, há aqueles que consideram que a paradinha é uma tentativa desleal de trapacear. Para esse grupo, a simulação do chute é um ato explícito de malandragem que elimina quase totalmente a possibilidade de intervenção do goleiro.

Mesmo sabendo que o pênalti resulta de uma infração grave (e que é justa uma segunda chance pro time que perdeu uma oportunidade de gol), a impressão que eu tenho é que “enrolar” o goleiro é uma tática pouco digna de admiração. Mas como esse é o pitaco de alguém que sabe pouco sobre o que fala, prefiro recorrer à opinião de quem realmente entende de futebol:


“Acho que o recurso é válido. Tirar a paradinha seria beneficiar o infrator que fez a falta. Se você impede do cobrador fazer a jogada, estará dando mais uma chance para o infrator de defender o pênalti” [Roberto Wright, comentarista esportivo]

"A paradinha não é um recurso justo. É uma infração e deve ser punida com cartão amarelo pelo árbitro. É um artifício mais sujo que a simulação de um pênalti” [Joseph Blatter, presidente da FIFA]

“Eu acho uma coisa bacana. O legal é que a regra permite. É algo diferente daquele negócio de correr para a bola e dar uma porrada. Isso ajuda no espetáculo, é algo bonito” [Muricy Ramalho, técnico do São Paulo]

“Eu sou totalmente contra a paradinha. A vantagem é toda do atacante. A chance de o goleiro pegar a penalidade é mínima. É como chutar um pênalti sem goleiro. E tem outra coisa: a regra diz que o goleiro não pode se mexer antes da cobrança. Com a paradinha, isso acontece. Ou seja, seria preciso voltar a cobrança. Enfim, isso é uma covardia” [Humberto Peron, colunista do Lancenet!]

21 comentários:

  1. Concordo com Humberto Peron!
    O.o
    auhaeuaehaueuaeuhaeuhae

    ResponderExcluir
  2. Texto mto bm!!
    ¬¬
    Entra no meu blog tbm
    http://ticogui.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. COLOQUEI SEU BLOG EM MEU BLOG ROLL DESTE BLOG AI MEU http://pontoggg.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. INTERESSANTE UM BLOG QUE DEMONSTRA INTERESSE PELO FUTEBOL PARA O PÚBLICO FEMININO...

    ResponderExcluir
  5. Acho a paradinha uma sacanagem. O pênalte já é uma grande vantagem pro jogador, o goleiro tem chances mínimas de pegar a bola ainda com a padarinha vira zero! Gostei muito desse espaço, beijoos!

    ResponderExcluir
  6. ñ sou muito ligado em futebol e talz
    pasodkas
    mas pelo o que li dessa tal paradinha ñ parece algo muito honesto...como a garota em cima disse, é uma p*** sacanagem fazer isso x____x

    ResponderExcluir
  7. Sinceramente, eu acho isso uma puta sacanagem com o goleiro, qual as chances de alguem pegar um bola de um jogador que faz a paradinha ? porra velho, pra mim isso não é técnica é malandragem!

    ResponderExcluir
  8. pra mim, a paradinha é desculpa para batedor ruim!!

    hahahaha

    http://popundergroundofgod.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. nem é malandragem, muito menos tecnica, é uma covardia. simplesmente nao da pro goleiro pegar um penalti com esse artificio maldoso.

    muito interessante um blog de futebol comentado por mulheres.
    http://viniciusoliveiraa.blogspot.com/ comenta no meu? de futebol também

    ResponderExcluir
  10. Olá...gostei muito do blog!!!...acho bacana o interesse feminino sobre o futebol...a paradinha só não tem graça quando é feita contra meu time...rs...mas é válido, é bacana...dá uma olhada no meu blog tambem...beijo.

    www.intherain.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Também concordo com o Humberto Peron!
    Se é pra bater o pênalti, corra e bata de uma vez!
    Já é difícil o goleiro pegar...E ainda fica fazendo "firula"!

    Abraços!
    ;)

    ResponderExcluir
  12. Nunca vi nada parecido com este blog, ótimo :D

    ResponderExcluir
  13. pra mim é tecnica, ele deixa o goleiro sem saber para onde vai, mais tem jogadores que jogam tambem com malandragem!

    ResponderExcluir
  14. A tal paradinha só é válida, se o cobrador do panalty for alguém do seu time... do contrário, impossivel não sentir aquele sentimento de revolta! rsrs ¬¬
    Penalty por si só, já é complicadissimo pro goleiro, com paradinha, fica praticamente impossivel de esboçar uma reação! Sou totalmente contra! ¬¬

    ResponderExcluir
  15. Eu tbm acho que a paradinha é uma covardia, mas no caso do Neymar, foi uma "paradona" né? Ai coloca mais ainda em cheque a qualidade de quem bate.. Se precisou disso é pq não tem qualidade pra fazer gol de pênalti!

    ResponderExcluir
  16. Gostei do blog. Texto muito bem escrito. Parabéns, sucesso.

    ResponderExcluir
  17. Muito bacana teu blog! Gostei!
    Quanto a paradinha, digo: é malandragem e técnica ao mesmo tempo!

    ResponderExcluir
  18. muito bom vc manja mais de futebol do que eu hauhauhauhuah

    parabens pelo blog


    http://afffveioo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Meu Deus... vamos partir pra conceitos?

    Penalty, de penalidade. Se alguém cometeu algo no jogo, está sendo penalizado com uma cobrança onde ele naturalmente está em desvantagem. Dã! Adicionar requintes de crueldade é negar obviedades como essa.

    “Acho que o recurso é válido. Tirar a paradinha seria beneficiar o infrator que fez a falta. Se você impede do cobrador fazer a jogada, estará dando mais uma chance para o infrator de defender o pênalti” [Roberto Wright, comentarista esportivo]

    ¬¬
    Está tão ligado à atividade de grande contato com o esporte que simplesmente esquece de pensar... Acontece que ao impedir o atacante de prosseguir com uma ótima jogada, nada diz que o atacante realmente faria o gol, então é CERTO que na penalidade ainda haja uma chance dele perder o gol.

    ResponderExcluir
  20. Apesar do meu time fazer muito (Atlético MG) eu acho muita sacanagem com o goleiro! nao gosto!


    http://elasfalamdefutebol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oxiii paradenhaa é dahoraah os goleiroo toma no ....

    ResponderExcluir